About

Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mito ou verdade - Hipotireoidismo é a causa do ganho de peso?

Mito ou verdade: Hipotireoidismo é a causa do ganho de peso?


Breve descrição do Hipotireoidismo:
 Hipotireoidismo é um distúrbio da glândula Tireóide caracterizada pela baixa produção, ou nenhuma da quantidade necessária de hormônios. É uma doença mais freqüente em mulheres do que em homens, e apresenta os seguintes sintomas :

  1. cansaço excessivo;
  2. desânimo, ou até mesmo depressão;
  3. raciocínio lento;
  4. fala arrastada;
  5. sensação de frio excessivo;
  6. ganho de peso (geralmente, em torno de 3 a 5 Kg);
  7. pele seca e cabelos finos e quebradiços;
  8. inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
  9. pouca sudorese;
  10. intestino preso e digestão lenta;
  11. irregularidade das menstruações (às vezes, sangramento excessivo);
  12. infertilidade;
  13. batimento lento do coração (menos que 60 batimentos por minuto);
  14. aumento do colesterol.
Vale ressaltar que esses sintomas não são exclusivos do hipotireoidismo. Daí a importância de se consultar um médico e fazer os exames específicos. Esses medem os níveis dos hormônios TSH , T3 e T4, e servem para detectar a doença. 


A verdade sobre o ganho de peso:
 Metabolismo lento ou hipotireoidismo,  não é responsável pelos elevados ganhos de peso. O ganho de peso observado estará entre 3 a 5 quilos e, normalmente, não há ganho de gordura corporal, mas retenção hídrica (acúmulo de líquidos no organismo).

Causas do ganho de peso:
O ganho excessivo de peso em pessoas que apresentam metabolismo lento está associado a diversos fatores, sendo o principal : os hábitos alimentares não saudáveis, como escolhas inadequadas e quantidades excessivas de alimentos.

Excesso de peso e obesidade:
A presença do hipotireoidismo, normalmente, não explica um ganho elevado de peso. 
Entende-se por elevado ganho de peso quando há o aumento de 10 quilos ou de 5 a 10% do peso corporal anterior do desenvolvimento da doença. 
Assim, se uma pessoa antes de receber o diagnóstico de hipotireoidismo pesava 70 kg, o aumento de 3,5 a 7,0 Kg já é considerado um ganho excessivo não explicado pela doença mas, provavelmente, por mudanças no hábito alimentar e/ou diminuição da atividade física.

Tratamento:
O tratamento do Hipotireoidismo é feito com a reposição do hormônio tireoidiano, na forma de comprimidos tomados por via oral. A medicação de escolha é a levotiroxina, que é uma forma farmacológica do hormônio T4. Depois do início da medicação, o paciente comumente leva cerca de 2 semanas para sentir uma melhora importante dos sintomas do hipotireoidismo (podendo ser um pouco mais em casos mais graves). Após o tratamento do hipotireoidismo, o peso deve voltar ao normal, pois o inchaço não será mais observado. Se o peso não voltar ao anterior, provavelmente, ele é decorrente do excesso alimentar.








Emagrecimento:

Terminado o tratamento, o esforço que se observará para emagrecer deverá ser o mesmo que se tinha antes do desenvolvimento do hipotireoidismo. Deverão ser adotados hábitos alimentares e de estilo de vida saudáveis e adequados para que haja a eliminação de peso desejada.



Abçs!!!


Quero agradecer a Fran, que gentilmente me enviou essa sugestão para o blog... Obrigado!!


E não se esqueçam de deixar seus comentários, sugestões, dicas e questionamentos. :)



Da press: Portal Endocrino - Dr Leandro Diehl // Site minhavida.com.br



2 comentários:

Franciara Castro disse...

Por via das dúvidas melhor procurar um médico e descartar essa possibilidade né!?!
Aí é deixar de moleza neste verão e pegar firme na dieta e na malhação!!!

Sâmya Bessas. disse...

Sim sim pirimrim Fran!!! :)