About

Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cê gósdevinho? Ótima dica para o verão: degustada e aprovada

Ai ai... rs... Como boa mineira que sou, custo me controlar para não ficar engolindo as síbalas e emendando palavras nos posts, como fiz no título... Cê tem que ver!!! kk   Mas vamos combinar, o "mineirês" é um charme! 
Enfim, tô aqui hoje para dar uma dica sobre vinho, mais especificamente sobre dois vinhos: O Chardonnay e o frisante

Santa Helena Chardonnay - chileno
Almadén Sunny Days White Frisante - Brasileiro

     
Por falar nisso:  Cê gósdevinho? rsrs 

Eu adoOoro !!! Seja tinto, branco, ou espumante (frisante). Ultimamente esse dois aí tem sido os meus favoritos para a estação, até porque nesse calor um vinho mais "fresquinho" é bem melhor.  E essas duas variedades de vinho são ótimas opções para o verão.    Eles são refrescantes, levinhos, macios ao paladar e deliciosos. Eles são servidos geladinhos em torno de 5º a 12ºC. 

Ahh Sâmya, mas vinho é caro! Você deve tá aí pensando.  
Não é bem assim!!! Isso depende. Da mesma forma que existem vinhos caríssimos, tem muito vinho no mercado com ótimos preços e não deixa nada a desejar no paladar.

De todos os que eu experimentei o Santa Helena Chardonnay <chileno> e o Almadén Sunny Days white frisante <produzido no Brasil a base de uvas Chenin Blanc, Gewurztraminer e Sauvignon Blanc>, foram os the best of ..... adorei o sabor e o meu bolso ainda mais pelo preço... hahahaaa
Preços: O Santa Helena custa em média R$18,00 e o Almadén Sunny Days White Frisante em média R$14,00. Você encontra em qualquer supermercado ou em lojas especializadas.

Ahh... já ia me esquecendo.... não adianta nada planejar tomar um vinho e não saber qual taça usar né!?
As taças para vinho branco são diferentes das usadas para vinho tinto. Elas são menores e mais baixas. 
Mas na falta, eu uso a que tem mesmo!! :) rsrs  Deixar de tomar o vinho é que eu não vou né ?!!! Rsrs

Taças para vinho branco


Pois bem, vinho escolhido! Que comidinha "totosa" vai combinar?
Vamos lembrar que: pratos mais consistentes, substanciosos, ficam ainda melhores com vinhos encorpados, assim como pratos leves pedem vinhos leves. 
Para correr menos risco de errar siga o princípio:  carne vermelha com vinho tinto, carne branca com vinho branco, sobremesa com vinho de sobremesa (doce).
Os que eu sugeri são mais leves então combinam mais com uma comidinha mais levinha também. Eles formam um par perfeito com peixes de carne branca, grelhados, saladas não muito temperadas, um risoto, massas com molhos leves e frutos do mar, sushi,  e até com uma sobremesa (frisante).


Agora é só você fazer a combinação de um desses vinhos + a comida que mais lhe agrada e, quem sabe convidar aquela pessoa especial para apreciá-lo em um jantar romântico com você.... :)
Se não, vale tomar seu vinho vendo um jornal, lendo um livro, com os amigos, ou até sentado na varanda (pra refrescar do calor) escutando uma boa música.
Existem muitos sites especializados em enologia e tudo sobre vinhos. Tenho dicas de alguns bem legais caso você queira se aprofundar mais no assunto como o www.nelsonmendes.net/vinhos/category/uvas  e o  www.miolo.com.br.

Bom, vou ficando por aqui.... depois me contem o que acharam do vinho ok!?
 Abçs!!!


                

Da press: fotos - miolo.com.br


0 comentários: