About

Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alimentação Saudável e os grupos alimentares.

Vamos aproveitar que o carnaval está chegando - muito sol, calor, piscina e mar - e colocar o corpo em forma?!!! Vão aí algumas dicas:

Todos nós sabemos que atividades físicas tais como: academia, caminhada, corrida e outras, são imprescindíveis para quem quer se manter e ficar em forma. No entanto, iremos obter um resultado melhor, ao combinarmos a essas atividades físicas, com uma alimentação saudável e adequada.
Então vamos lá:

Um fator importante é utilizar uma dieta balanceada, para não ganhar peso e  ganhar massa muscular.
Para tanto, a dieta deverá ser composta por diferentes tipos e grupos de alimentos. E conforme a necessidade, uma pessoa deverá ingerir maior ou menor quantidade de alimentos de determinados grupos.
Os alimentos estão divididos nos seguintes grupos: energéticos, construtores, reguladores e energéticos extras. 

Grupo alimentares energéticos - São compostos por carboidratos, que fornecem energia para o corpo realizar diversas atividades, principalmente as físicas como andar, fazer exercícios de fortalecimento, esportes diversos e outros.
Principais fontes:
Cereais: arroz, milho, trigo, outros
Tubérculos e Raízes: Batata, mandioca, inhame, outros
Diversos: Pães, massas, biscoitos, outros

Grupo alimentares reguladores- Têm como nutrientes, as vitaminas e os minerais. Tais alimentos conservam e fortalecem o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.
Principais fontes:
Verduras: alface, escarola, agrião, couve, outros
Legumes: abobrinha, chuchu, cenoura, pepino, outros
Frutas: mamão, laranja, abacaxi, melão, tomate, abacate, outros
Obs.: alguns cereais, podem ajudar no bom funcionamento dos intestinos

Grupo alimentares construtores - São compostos pelas proteínas, responsáveis pela formação e renovação dos tecidos do corpo, como a pele, os músculos, ossos e outros.
Principais fontes
Carnes: vermelha(bovinos, suínos, etc), carne branca(aves, peixes), ovos, outros
Leite e derivados: queijos, iogurte, outros
Leguminosas: feijão, fava, lentilha, grão de bico, outros


Grupo alimentares energéticos extras - Estes alimentos deverão ser consumidos moderadamente. São compostos por gorduras e açúcares simples.
Principais fontes:
Gorduras: óleos, azeites, manteiga, outros
Sacarose: açúcar de mesa e mel







Quantidades recomendadas : 


Agora que você já sabe a função e a fonte de cada alimento, só resta saber as quantidades exatas ideais para você. O melhor nesse caso é ter a orientação de um profissional, pois cada caso é um caso.
 *Pessoas que querem emagrecer podem comer de tudo, sem abusar, e em quantidades menores; aqueles que querem ganhar massa magra, o ideal é consumir alimentos construtores principalmente no pós-treino da academia.  Os alimentos energéticos são muito importantes, tanto para quem quer perder peso, quanto para quem ganhar massa magra e, devem ser consumidos meia hora antes de fazer qualquer tipo de exercício.


Para informações mais detalhadas de uma alimentação adequada ao seu objetivo e tipo de atividade física, consulte um profissional.


Adorei as dicas!!!
Manter-se ativo e cuidar da alimentação é o melhor caminho para conseguir ficar em forma!!!  :)


Texto gentilmemente escrito para o blog pela nutricionista:


                        
Ana Luíza é Pós graduada em Nutrição Esportiva e Educação Nutricional
Atende em Lagoa da Prata na Clinica Espaço Vida e no Studio Êxito (Sexta e Sábado)                                                           
Em Belo Horizonte na Academia Bh Fight ( de segunda à quinta)
Agende sua Consulta : 37 8827-0902 ou 31 9721-4429

<Meu muito OBRIGADO  à Ana Luíza!!!>


Lembre-se de deixar sua avaliação e tire suas dúvidas através dos comentários. 

Abçs!!! :)



                                          


0 comentários: